Facebook - Na Garopaba Instagram - Na Garopaba Whatsapp - Na Garopaba

Nos siga nas redes sociais

Arthur Lira é eleito presidente da Câmara com 302 votos

 

 

n/d

 

Em discurso, Lira defendeu a vacina contra a COVID-19 e se comprometeu com uma "pauta emergencial" para mitigar os efeitos da pandemia

Com 302 votos, Arthur Lira (PP-AL) foi eleito presidente da Câmara dos Deputados no primeiro turno. Em pé, ao lado da cadeira do presidente, o candidato de Jair Bolsonaro fez o seu primeiro discurso como um dos presidentes dos Três Poderes.

"Não me confundo com essa cadeira e jamais irei me confundir", disse. "Na vida pública, o essencial não são as pompas, mas o que deixamos como legado". 

Baleia Rossi (MDB-SP), seu principal adversário e aliado de Rodrigo Maia, conquistou 145 votos. Os outros candidatos receberam as seguintes votações: Luiza Erundina (PSOL-SP), 16 votos; Marcel Van Hattem (NOVO-RS), 13; André Jonanes (Avante-MG), 3; Kim Kataguiri (DEM-SP), 2; e General Peternelli (PSL-SP), 1.


Primeiro discurso

A eleição de Lira representa uma importante vitória para o presidente Jair Bolsonaro e uma derrota para Rodrigo Maia (DEM/RJ), que deixa a presidência da Casa.

 

Lira comprometeu-se com pautas emergenciais para minimizar os danos causados pela pandemia de coronavírus em 2020 e disse que exercerá o cargo com "neutralidade". 

"Precisamos urgentemente amparar os brasileiros que estão em estado de desespero econômico por causa da Covid-19", continuou. E defendeu a vacina contra a doença. "Temos que vacinar, vacinar e vacinar", repetiu.

 

"Irei propor ao novo presidente do Senado uma ideia geral que chamo de pauta emergencial para encaminharmos os temas urgentes que exigem decisões imediatas", prometeu.


Perspectivas

A eleição de Lira pode significar o início de uma nova fase na administração Bolsonaro. No governo, a expectativa é de que o novo presidente da Câmara trabalhe em favor da agenda de reformas (tributária, administrativa e de privatizações) e propicie uma relação mais harmoniosa entre o Executivo e o Legislativo.

Desde o início do atual governo, a relação com a Câmara foi marcada por tensões e conflitos. Arthur Lira apresentou-se como um pacificador — e conseguiu o apoio de diversos partidos. Até mesmo o DEM adotou uma posição de neutralidade na eleição da Casa, o que provocou a revolta do agora ex-presidente Rodrigo Maia.

 

Arthur Lira nasceu em Maceió e tem 51 anos. Seu mandato será de dois anos.

Ele fez o seu primeiro discurso em pé, ao lado da cadeira da presidência, em respeito aos “verdadeiros presentes desta Casa, todos os 513 parlamentares”. E afirmou que irá implantar uma “pauta emergencial” para o enfrentamento da crise gerada pela pandemia e defendeu a necessidade de avançar nas reformas estruturais. “Quais serão essas reformas, não é uma resposta que virá do presidente da Câmara, mas sim dos parlamentares e da sociedade. (...) A cadeira do presidente é giratória exatamente para que ele olhe para todos os lugares.”

“Essa Câmara não será a casa do eu, mas do nós.”

 


Texto - Brasil Sem Medo - Letícia Alves e Paulo Briguet ·

 




Central de Atendimento:
(48) 9 9161 0645

Formas de Pagamento:

Cartões de Crédito

Site Seguro

Site Seguro Segurança PagSeguro Uol

Na Garopaba - Todos os direitos reservados

Produzido por: PluGzOne - Criação de Sites e Desenvolvimento de Sistemas Web em Pelotas, RS