Facebook - Na Garopaba Instagram - Na Garopaba Whatsapp - Na Garopaba

Nos siga nas redes sociais

Câmpus Florianópolis do IFSC desenvolve travesseiro inflável prático, sustentável e portátil

 

n/d

miniempresa Travellow, formada por estudantes dos cursos técnicos integrados em EdificaçõesEletrônicaEletrotécnica e Química, do Câmpus Florianópolis desenvolveu um produto com o mesmo nome para participar do Programa Miniempresa 2018, da organização social Junior Achievement. Trata-se de um travesseiro inflável prático, sustentável e portátil que pode ser usado em viagens, na praia, em acampamentos, entre outros.

 

 

n/d


Os próprios alunos estão fabricando o travesseiro, que utiliza como matéria-prima principal colchões infláveis usados e que seriam descartados por apresentarem furos ou deformidades. “Utilizamos colchões de ar usados, fruto de doações. Com isso, reduzimos sensivelmente os nossos custos e criamos um produto sustentável. Encontramos os furos, descartamos essa parte e aproveitamos o resto. No final das contas precisamos comprar apenas o tecido e a válvula, cortando nossos custos de produção pelametade”, conta o estudante da 6ª fase do curso técnico em Edificações Daniel Pereira, presidente da miniempresa Travellow.

 

A cada semana os alunos se revezam entre os departamentos da miniempresa (Marketing e Vendas, Produção, Recursos Humanos e Finanças) e têm a possibilidade de aprender sobre a estrutura, funcionamento e gestão de seus diferentes setores.

 

Os estudantes seguem com a produção a todo vapor para participar de uma feira promovida pela Junior Achievement, que acontecerá no Beira Mar Shopping no próximo dia 30 de junho. O evento reunirá todas as miniempresas da região da grande Florianópolis.

 

Programa

O Programa Miniempresa possibilita que os alunos vivenciem a experiência prática do mundo dos negócios por meio da organização e operação de uma empresa. Ao longo de 15 semanas os jovens escolhem um produto a ser produzido e comercializado, levantam o capital necessário para iniciar o empreendimento, organizam a administração, elegendo um presidente e seus diretores, compram matérias-primas, pagam salários e comissões, recolhem encargos e impostos. No final do programa, a empresa é encerrada e seu resultado financeiro é dividido entre os acionistas. Para Daniel, os maiores aprendizados dessa jornada pelo mundo dos negócios têm sido o fortalecimento do espírito de equipe e o despertar para o empreendedorismo, experiências que complementam os conhecimentos adquiridos em sala de aula.

 

 

Coordenadoria de Jornalismo do IFSC
Diretoria de Comunicação




Central de Atendimento:
(48) 9 9161 0645

Formas de Pagamento:

Cartões de Crédito

Site Seguro

Site Seguro Segurança PagSeguro Uol

Na Garopaba - Todos os direitos reservados

Produzido por: PluGzOne - Criação de Sites e Desenvolvimento de Sistemas Web em Pelotas, RS