Facebook - Na Garopaba Instagram - Na Garopaba Whatsapp - Na Garopaba

Nos siga nas redes sociais

Publicada portaria que encerra safra da tainha de 2018 para frota de emalhe anilhado

 

 

n/d

foi publicada nesta quinta-feira (28), no Diário Oficial da União, a portaria que estabelece o encerramento da temporada da pesca da tainha de 2018 para a frota de emalhe anilhado. No total, 130 embarcações com rede anilhada participaram da pesca da tainha no litoral de Santa Catarina.

De acordo com a determinação da Secretaria Especial da Aquicultura e da Pesca, as embarcações que estiverem em atividade de pesca no mar poderão realizar o último desembarque até as 23h59.

A temporada de pesca artesanal da tainha foi encerrada oficialmente nesta quinta-feira, 28, após atingir totalmente a cota de captura. Com isso, as embarcações que ainda estão no mar têm até às 23h59min desta quinta para desembarcar e descarregar os peixes. Até agora foram contabilizadas mais de 1,2 mil toneladas de tainha pescadas pela frota de emalhe anilhado desde o início da safra, em 15 de maio, de acordo com o Ministério do Meio Ambiente.

A portaria da Secretaria Especial da Agricultura e da Pesca, publicada nesta quinta no Diário Oficial da União, também determina que as empresas e indústrias de Santa Catarina ficam proibidas de comprar o pescado a partir de sábado, dia 30 de junho. 

Oficialmente, a temporada de pesca poderia se estender até o dia 31 de julho caso não tivesse alcançada a cota determinada pelo Ministério da Agricultura, responsável pela Secretaria de Pesca e Aquicultura. 

As novas regras para a pesca da tainha entraram em vigor este ano, que estabeleceu o limite de captura em 3.417 toneladas, sendo 1.196 toneladas para a pesca artesanal e 2.221 toneladas para os barcos industriais.

Proposta de cota individual para pescador artesanal
José Frutuoso Goes Filho, o Zequinha, conselheiro da Federação dos Pescadores de Santa Catarina (Fepesc), avalia que a safra desse ano foi muito boa, principalmente porque com as mudanças na legislação, que previu cotas para captura, todos os barcos puderam pescar. 

No entanto, ele comenta que será levada para discussão com os pescadores a possibilidade de cotas individuais. Zequinha explica que alguns pescadores tiveram mais sorte e conseguiram capturar entre 20 e 30 toneladas de tainhas enquanto outros mal chegaram a quatro toneladas. 

— Vamos fazer uma reunião com os pescadores e ver se a maioria aceita. Se aceitarem vamos tentar que seja assim para o próximo ano, para ficar bom para todo mundo — diz.

No total, 130 embarcações com rede anilha participaram da pesca da tainha no litoral de Santa Catarina. 

Fonte: Diário Catarinense




Central de Atendimento:
(48) 9 9161 0645

Formas de Pagamento:

Cartões de Crédito

Site Seguro

Site Seguro Segurança PagSeguro Uol

Na Garopaba - Todos os direitos reservados

Produzido por: PluGzOne - Criação de Sites e Desenvolvimento de Sistemas Web em Pelotas, RS