Facebook - Na Garopaba Instagram - Na Garopaba Whatsapp - Na Garopaba

Nos siga nas redes sociais

Dia de Reis será marcado mais um ano por muitas cantorias.

n/d

 

 

Ano passado foi o primeiro ano do Encontro das Cantorias, vindas de várias localidades, onde reuniu as comunidades e turistas num cortejo da Igreja central até a Igreja do Centro histórico regado a muita consertada.

Folia de Fé

Introduzida no Brasil pela colonização portuguesa e difundida pelos jesuítas, a Folia de Reis ou Terno de Reis é uma manifestação cultural que se popularizou nos povoamentos do litoral em comemorações do ciclo natalino. Em Garopaba, na segunda quinzena de dezembro, especialmente a partir da véspera do Natal, os grupos começam as visitas nas casas, anunciando o nascimento do Menino Jesus, onde os festejos em geral prosseguem até dia 6 de janeiro.

Segundo a crença cristã, após longa peregrinação, os três Reis Magos encontraram aquele que consideravam o Messias e a Ele ofereceram presentes. Depois da revelação, o trio retornou às tribos para anunciar a descoberta a todos os povos. A partir do dia consagrado aos Reis Magos, as famílias costumam desmontar o presépio e retirar a decoração natalina das casas.

O Dia de Reis também marca a chegada dos primeiros imigrantes açorianos na Ilha de Santa de Catarina, em 6 de janeiro de 1748. Foram eles que introduziram na cultura local crenças e tradições que se mantêm vivas em muitas comunidades, como as cantorias de Reis e as Festas do Divino Espírito Santo.

Simbologia numérica

A tradição do Terno de Reis está curiosamente associada ao número três, que inspira o nome do folguedo religioso. Três foram os Reis Magos (Melchior, Gaspar e Baltazar) que seguiram a Estrela Guia até Belém em busca do filho de Deus, a quem deram três presentes – ouro, incenso e mirra – que simbolizam as três dimensões atribuídas a Jesus Cristo (realeza, divindade e humanidade). A apresentação dos grupos também é realizada em três partes: chegada, anúncio e despedida.

Os grupos são normalmente formados por instrumentistas e cantadores que improvisam versos e trovas alusivos ao nascimento de Jesus. Tradicionalmente, no Terno de Reis ganha destaque três personagens: o triplo ou tripa (que canta fino, de falsete), o repentista ou versador (que faz os versos de improviso) e o baixão (cantor solo, que faz a segunda voz).

Além disso, também são três os instrumentos que se sobressaem nas cantorias: a viola, a rabeca e o pandeiro. Atualmente, os grupos apresentam-se com uma formação maior, composta por amigos e familiares, agregando às cantorias o acordeon e outros instrumentos musicais.

O Quê: Cantoria de Reis
Quando: 06 janeiro - Domingo
Onde: Concentração Igreja Matriz até a Igreja do Cento histórico

Realização: Secretaria Municipal de Educação e Cultura e Igreja São Joaquim de Garopaba




Central de Atendimento:
(48) 9 9161 0645

Formas de Pagamento:

Cartões de Crédito

Site Seguro

Site Seguro Segurança PagSeguro Uol

Na Garopaba - Todos os direitos reservados

Produzido por: PluGzOne - Criação de Sites e Desenvolvimento de Sistemas Web em Pelotas, RS