Facebook - Na Garopaba Instagram - Na Garopaba Whatsapp - Na Garopaba

Nos siga nas redes sociais

Sobre o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias (DMLRP)

Sobre o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias (DMLRP)

 

 

n/d

Desde 2011, o Instituto Monitoramento Mirim Costeiro mobiliza moradores e turistas em praias e lagoas de Garopaba, com o apoio de uma rede de entidades e coletivos locais que organizam a ação em suas comunidades.

O Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias (DMLRP), ou International Coastal Cleanup como é conhecido internacionalmente, é uma ação global promovida desde 1986 pela ONG norte-americana "The Ocean Conservancy" para mobilização de voluntários em várias partes do mundo para despoluir ambientes costeiros, coletar e registrar os resíduos encontrados nestes locais.

Todos os dados levantados são utilizados para subsidiar políticas públicas nacionais e internacionais, incluindo o Plano Nacional de Combate ao Lixo no Mar. Também é uma atividade associada à campanha Mares Limpos da Organização das Nações Unidas (ONU) e à campanha do Cleanup Day. Considerada a maior ação global para despoluição dos ambientes naturais do planeta. Milhares de pessoas em várias partes do mundo vão às praias, rios, lagoas, praças, parques e trilhas coletar os resíduos.

Sobre o Instituto Monitoramento Mirim Costeiro (IMMC)

O Instituto Monitoramento Mirim Costeiro (IMMC) possui um programa que é uma Tecnologia Social pioneira no Brasil de educação para a conscientização da preservação da zona costeira e valorização da cultura tradicional. Desde 2012 fomenta a aprendizagem participativa por meio da pesquisa e busca transformar estudantes 4º e 5º ano das Escolas Municipais em 'Guardiões Mirins do Oceano'. Já foram beneficiados 2.240 alunos de 12 Escolas Municipais de Garopaba e 03 de Ubatuba (SP), além de envolver mais de 30 professores da Rede de Ensino com o Programa de Educação Ambiental de Monitoramento Mirim Costeiro. Fizeram 204 saídas a campo, 295 aulas teórico-participativas, além da instalação de 22 placas informativas com indicadores locais nas principais vias de acesso das praias monitoradas. Na temporada de verão 2018/2019 impactou 15 mil turistas nas praias da região em seu projeto Verão Praia Limpa. Desde dezembro de 2017, mais de 35 mil pessoas foram impactadas contando as ações na sede da instituição, nos eventos nas praias monitoradas, eventos em escolas, universidades e atividades virtuais.

A sede institucional, no Centro Histórico de Garopaba, foi aberta em 2017, sendo estruturada como um Centro de Referência em Educação Socioambiental na região. Possui o Mini Museu do Mar, Oceanoteca com livros, vídeos e jogos educativos sobre os oceanos. Oferece para as crianças da comunidade Oficinas de Arte-Educação, Expedições Científicas, além de oportunizar para as famílias da comunidade o Projeto História Contada, com narrativas sobre cultura, pesca, medicina natural e eventos anuais como o DMLRP – Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, Celebração de Boas Vindas as Baleias Franca, além do estande institucional em eventos culturais da cidade e outras localidades.

Parte da missão do IMMC é replicar sua Tecnologia Social no maior número de cidades litorâneas possíveis, fomentando o conhecimento sobre o Oceano para o público infantil e conectando as crianças por meio de uma REDE DE GUARDIÕES MIRINS DO OCEANO. Para atingir este objetivo, o IMMC está desenvolvendo estratégias educativas para disseminar a cultura oceânica, oferecendo cursos on-line sobre o Oceano para crianças e educadores que tenham interesse em se tornar replicadores da Tecnologia Social do Monitoramento Mirim Costeiro em sua unidade escolar e/ou comunidade. O IMMCcomeçou a dar os primeiros passos em busca da realização de sua missão no ano de 2019 com a capacitação da primeira turma de educadores replicadores da nossa Tecnologia Social no município de Ubatuba, São Paulo. Por meio de um termo de cooperação entre o CERE - Centro Esportivo e Recreativo Itamambuca, município de Ubatuba – SP foram formadas 80 crianças de três escolas municipais de Ubatuba (SP).

O município catarinense de Florianópolis começou este ano a capacitar seus professores de forma on-line e Imbituba (SC) será o próximo a replicar a metodologia do IMMC em sua rede municipal de educação em 2022  Por meio de uma parceria com o programa Escola Azul do Ministério do Mar de Portugal, o IMMC está levando sua Tecnologia Social para as escolas portuguesas, expandindo assim as fronteiras da sua Rede de Guardiões Mirins do Oceano para a Europa e com o trabalho que nossa Presidente, a Oceanógrafa Caroline Schio, está fazendo em Lisboa por meio do Doutorado em Literacia do Oceano tendo o IMMC como base da tese.




Central de Atendimento:
(48) 9 9161 0645

Formas de Pagamento:

Cartões de Crédito

Site Seguro

Site Seguro Segurança PagSeguro Uol

Na Garopaba - Todos os direitos reservados

Produzido por: PluGzOne - Criação de Sites e Desenvolvimento de Sistemas Web em Pelotas, RS