Facebook - Na Garopaba Instagram - Na Garopaba Whatsapp - Na Garopaba

Nos siga nas redes sociais

Câncer de colo de útero: a importância da vacinação e de exames preventivos

 

n/d

Em Santa Catarina, é o terceiro tumor mais frequente entre as

mulheres, atrás apenas dos cânceres de mama e de intestino

 

 

O câncer de colo de útero integra a lista dos tumores silenciosos, que não apresentam sintomas na fase inicial. Por isso, os exames preventivos e o diagnóstico precoce se tornam ainda mais importantes para o manejo da doença que, em Santa Catarina, teve estimativa de 880 novos casos em 2023, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca). Integrante da Oncoclínicas na Grande Florianópolis, a oncologista Dra. Aline da Rocha Lino destaca que boa parte das pacientes somente descobrirá o câncer de colo uterino por meio do exame preventivo conhecido como Papanicolau. "Esse exame, inclusive, é capaz de detectar lesões pré-cancerosas, as quais são curáveis na quase totalidade dos casos. Portanto, não deixem de realizá-lo periodicamente".

 

A especialista explica que o tratamento das lesões pré-cancerosas é relativamente simples. O estágio inicial da doença inclui cirurgia, radioterapia e, em algumas situações, quimioterapia. "As novidades no tratamento deste tipo de câncer ocorreram em casos avançados com agentes imunoterápicos, que permitem que o sistema imunológico da paciente reconheça e elimine parte das células tumorais", acrescenta Dra. Aline. 

 

Prevenção

 

Em SC, o câncer de colo de útero é o terceiro mais frequente entre as mulheres, atrás apenas dos cânceres de mama e de intestino. Conforme observa Dra. Aline, a melhor forma de prevenção é evitando a transmissão do HPV. Como esse é um vírus sexualmente transmissível, o contágio pode ser evitado com uso de preservativos durante a relação sexual. Outra ferramenta "poderosíssima" é a vacinação contra o próprio vírus do HPV. Dra. Aline explica que a imunização deve ocorrer preferencialmente antes do contato com o vírus. Por isso, a vacinação gratuita contra o HPV é recomendada para crianças e adolescentes entre nove e 14 anos, e está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS). O esquema de imunização completo é composto por duas doses, sendo a segunda aplicada seis meses após a primeira.

 

Além disso, pacientes oncológicos na faixa etária de nove a 45 anos, transplantados de órgãos sólidos e de medula óssea, e portadores de HIV/AIDS também podem ser vacinados gratuitamente nos postos de saúde. Nestes casos, é recomendado tomar três doses. "É importante lembrar que a vacina contra o HPV, além do câncer de colo de útero, também protege contra outros tipos de tumores, como de vagina, pênis, ânus, boca e garganta", destaca a oncologista.

 

 

Sobre a Oncoclínicas&Co

 

A Oncoclínicas - maior grupo dedicado ao tratamento do câncer na América Latina - tem um modelo especializado e inovador focado em toda a jornada do tratamento oncológico, aliando eficiência operacional, atendimento humanizado e especialização, por meio de um corpo clínico composto por mais de 2.700 médicos especialistas com ênfase em oncologia. Com a missão de democratizar o tratamento oncológico no país, oferece um sistema completo de atuação composto por clínicas ambulatoriais integradas a cancer centers de alta complexidade. Atualmente possui 143 unidades em 38 cidades brasileiras, permitindo acesso ao tratamento oncológico em todas as regiões que atua, com padrão de qualidade dos melhores centros de referência mundiais no tratamento do câncer.

 

Com tecnologia, medicina de precisão e genômica, a Oncoclínicas traz resultados efetivos e acesso ao tratamento oncológico, realizando aproximadamente 615 mil tratamentos nos últimos 12 meses. É parceira exclusiva no Brasil do Dana-Farber Cancer Institute, afiliado à Faculdade de Medicina de Harvard, um dos mais reconhecidos centros de pesquisa e tratamento de câncer no mundo. Possui a Boston Lighthouse Innovation, empresa especializada em bioinformática, sediada em Cambridge, Estados Unidos, e participação societária na MedSir, empresa espanhola dedicada ao desenvolvimento e gestão de ensaios clínicos para pesquisas independentes sobre o câncer. A companhia também desenvolve projetos em colaboração com o Weizmann Institute of Science, em Israel, uma das mais prestigiadas instituições multidisciplinares de ciência e de pesquisa do mundo, tendo Bruno Ferrari, fundador e CEO da Oncoclínicas, como membro de seu board internacional.

 




Central de Atendimento:
(48) 9 9161 0645

Formas de Pagamento:

Cartões de Crédito

Site Seguro

Site Seguro Segurança PagSeguro Uol

Na Garopaba - Todos os direitos reservados

Produzido por: PluGzOne - Criação de Sites e Desenvolvimento de Sistemas Web em Pelotas, RS