Facebook - Na Garopaba Instagram - Na Garopaba Whatsapp - Na Garopaba

Nos siga nas redes sociais

Documentário "Raízes" valoriza patrimônio arqueológico do Sul de Santa Catarina e amplia alcance da pesquisa científica

n/d

Primeiro episódio será exibido gratuitamente no cinema em Jaguaruna, no Sul do Estado

Com estreia marcada para o próximo dia 23 de junho, às 10h, no Cinema do Dunas Shopping, em Jaguaruna (SC), o documentário "Sambaqui, a história entre as conchas" inaugura a série Raízes com um convite à reflexão sobre a importância dos sambaquis — erguidos por povos ancestrais do litoral sul catarinense.

Produzido com foco na valorização do patrimônio cultural arqueológico da região, o episódio apresenta uma abordagem acessível e sensível ao legado milenar deixado por esses grupos humanos, fortalecendo a preservação da memória coletiva e estimulando a aproximação entre a sociedade e a riqueza cultural que habita o território.

Com direção do produtor audiovisual Rafael Guedes, o documentário tem apresentação e direção de conteúdo assinadas pelo arqueólogo e professor Geovan Martins Guimarães, que é pesquisador líder do Grupo de Pesquisa em Educação Patrimonial e Arqueologia (Grupep) e coordena o Laboratório de Arqueologia e o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros, Indígenas, Comunidades Tradicionais e Comunidade LGBTQIAP+ da UniSul. A proposta do professor, ao aliar ciência e linguagem audiovisual, é ampliar o alcance do conhecimento produzido no ambiente acadêmico e aproximá-lo das comunidades, educadores, estudantes e demais públicos interessados na história e cultura regional.

"O audiovisual tem um papel fundamental na transposição do conhecimento científico para além da universidade. Ele possibilita que as pessoas conheçam e se sensibilizem com o patrimônio presente em nosso território. A população não pode ser afastada dessa discussão: é preciso conhecer para preservar", defende Guimarães.

Para o diretor Rafael Guedes, transformar a pesquisa científica em linguagem cinematográfica foi um processo de escuta e responsabilidade. "A produção deste documentário teve em sua narrativa, aspectos como entrevistas, animações e fotos de pesquisas, que fortalecem os diálogos e toda a história contada no decorrer do documentário, dando assim uma dinâmica e ritmo ao vídeo, criando assim uma maior imersão ao conteúdo", afirma. 

Aberto ao público e gratuito, o evento de lançamento é também um espaço de diálogo sobre temas centrais da arqueologia e da educação patrimonial no Brasil. O documentário busca evidenciar os desafios enfrentados pela preservação do acervo no país, destacando a importância do reconhecimento da história milenar dos povos originários que habitaram o território muito antes da chegada dos colonizadores.

A série Raízes terá novos episódios dedicados a manifestações culturais e históricas de longa duração presentes na região, incluindo manifestações religiosas, referências guarani, xokleng, kaingang, entre outros povos e expressões culturais que compõem o mosaico identitário do Sul do Brasil.

Este é um projeto com caráter educativo, vinculado às ações de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação da UniSul, e foi realizado com o apoio da Lei Paulo Gustavo, por meio de edital promovido pelo município de Jaguaruna-SC

Serviço
O quê: Lançamento do episódio "Sambaqui, a história entre as conchas" — Série Raízes
Quando: 23 de junho de 2025, às 10h
Onde: Cinema do Dunas Shopping – Jaguaruna, SC
Quanto: Gratuito
Inscrições: até 21 de junho, pelo link: https://forms.office.com/r/qr3VaAq8zX
 

 

Professor Geovan Martins Guimarães (Centro) realizou as entrevistas para o documentário
Foto: Divulgação 


 

 

--

 




Central de Atendimento:
(48) 9 9161 0645

Formas de Pagamento:

Cartões de Crédito

Site Seguro

Site Seguro Segurança PagSeguro Uol

Na Garopaba - Todos os direitos reservados

Produzido por: PluGzOne - Criação de Sites e Desenvolvimento de Sistemas Web em Pelotas, RS