Facebook - Na Garopaba Instagram - Na Garopaba Whatsapp - Na Garopaba

Nos siga nas redes sociais

Governo de Santa Catarina assina nova regulamentação de logística reversa para o Estado

 

 

Decreto fortalece logística reversa e aumento expressivo na coleta e compensação de resíduos

 

n/d

 

 

 Julho de 2025 - Santa Catarina terá um importante reforço em suas diretrizes e políticas públicas relacionadas à gestão de resíduos e a economia circular do estado. O governador Jorginho Mello e o secretário de Estado do Meio Ambiente e de Economia Verde, Emerson Stein, assinaram nesta terça-feira, 22, a minuta do decreto que institui o sistema de logística reversa de embalagens pós-consumo no estado.

 

O novo decreto estadual estabelece diretrizes claras para a implementação, estruturação e operacionalização do sistema de logística reversa, seguindo os moldes dos decretos federais nº 10.936/2022 e nº 11.413/2023. A proposta envolve a responsabilização de fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes - sediados ou não em Santa Catarina - quanto à destinação adequada das embalagens pós-consumo, seja por meio da reciclagem, da compensação ambiental ou da reinserção do material no ciclo produtivo.

 

A gestão dos resíduos é um desafio em todo o mundo, mas especialmente no Brasil. Em 2023, o país reciclou apenas 8,3% dos resíduos sólidos urbanos gerados, o equivalente a cerca de 6,7 milhões de toneladas, segundo o Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil 2024, da Abrema (Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente). "Iniciativas políticas estaduais são importantes para gerar que a Política Nacional de Resíduos Sólidos seja fortalecida em âmbito nacional, ainda que haja uma diretriz federal. Ações e esforços conjuntos entre poder público e sociedade são a principal alavanca para elevar as taxas de reciclagem do país e valorizar os profissionais do setor, que recebem não apenas pelo preço de venda do resíduo, mas também pelo serviço ambiental prestado", afirma Jessica Doumit, diretora-presidente do Instituto Giro e diretora de Governança da eureciclo.

 

A eureciclo, negócio de impacto socioambiental que transforma a cadeia de reciclagem e a vida das pessoas, está entre as organizações que vêm apoiando empresas e governos na construção de sistemas eficientes e legais de logística reversa. Só no estado de Santa Catarina, a eureciclo compensou em 2024 quase 18 mil toneladas de resíduos recicláveis, com destaque para materiais como papel e plástico. Com isso, o estado ocupa hoje a sétima posição no ranking nacional de massa reciclada.

 

"A regulamentação representa um marco e faz com que Santa Catarina caminhe lado a lado com as melhores práticas ambientais do Brasil. Mais do que um avanço na legislação, essa movimentação do estado vai representar um investimento na estruturação da cadeia de resíduos da região, contando com o desenvolvimento de catadores independentes, centrais de triagem entre cooperativas e operadores privados, e recicladoras, junto a missão das empresas de geração de impacto positivo em suas operações." completa Jessica Doumit.


Desde sua fundação, a eureciclo já destinou corretamente mais de 1,5 milhão de toneladas de resíduos em todo o país, investiu mais de R$ 92 milhões em mais de 500 centrais de triagem, cooperativas e operadores parceiros, e evitou a emissão de cerca de 957 mil toneladas de CO? na atmosfera, números que reforçam seu compromisso com a sustentabilidade e a inclusão socioeconômica dos catadores.


 

Sobre a eureciclo

A eureciclo é um negócio de impacto socioambiental que transforma a cadeia de reciclagem e a vida das pessoas. Nossas soluções incentivam as empresas e a sociedade em um movimento para gerar mudança em escala por um futuro melhor.
 

Somos especializados na rastreabilidade dos resíduos gerados por embalagens pós-consumo e movidos pela missão de aumentar as taxas de reciclagem no Brasil. Atuamos com a estruturação da cadeia de reciclagem para logística reversa de embalagens e, para isso, contamos com a parceria de mais de 500 operadores, organizações de catadores e cooperativas nessa jornada.

 

Desde o começo de sua história, em 2016, como resultado da parceria com mais de 7 mil clientes, a eureciclo conseguiu que mais de 1,5 milhão de toneladas de resíduos destinados corretamente, sem que deixassem de ocupar aterros e lixões no Brasil e tivemos mais de 16 mil famílias impactadas, com um aumento de 67% na capacidade de triagem dos operadores, além de distribuir mais de R$92 milhões às mais de 500 centrais de triagem, organizações de catadores e operadores parceiros, além de 957 mil toneladas de CO2 deixadas de serem emitidas na atmosfera.

 

A eureciclo é certificada como Empresa B, que indica um modelo de negócio com foco no desenvolvimento social e ambiental e é premiada como Best for the World™, pela contribuição para o bem-estar econômico e social das comunidades onde atua. Além disso, também foi reconhecida com o Prêmio ECO® de 2022, e selecionada para a lista das 100 startups to Watch, que enaltece os negócios mais promissores do ecossistema de inovação brasileiro.

 

 




Central de Atendimento:
(48) 9 9161 0645

Formas de Pagamento:

Cartões de Crédito

Site Seguro

Site Seguro Segurança PagSeguro Uol

Na Garopaba - Todos os direitos reservados

Produzido por: PluGzOne - Criação de Sites e Desenvolvimento de Sistemas Web em Pelotas, RS