Página Inicial › Notícias › Saúde ←
A contratação de novos pediatras foi viabilizada em parceria entre HU-UFSC, Ebserh, SES e reitoria da UFSC
O Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU-UFSC), administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) informa a reabertura da emergência pediátrica a partir de segunda-feira (11/08), as 7h. Referida unidade conta com cinco leitos e uma equipe multidisciplinar com 26 médicos, nove enfermeiros e 18 técnicos de enfermagem.
A reabertura foi viabilizada após tratativas envolvendo a superintendência do HU-UFSC, Administração Central da Ebserh, Secretaria de Estado da Saúde (SES/SC) e Reitoria da UFSC, que possibilitaram a contratação de pediatras.
"Obtivemos a contratação de cinco novos médicos pela Ebserh e assinamos um termo de cooperação técnica com a Secretaria de Estado da Saúde, que contratará mais quatro pediatras. Então gostaríamos de anunciar que a partir de segunda-feira (11/08) a emergência pediátrica do HU-UFSC voltará a ser porta aberta, atendendo pacientes por demanda espontânea", afirma o superintendente do HU-UFSC, Spyros Cardoso Dimatos.
O HU-UFSC realiza, em média, 8 mil atendimentos de emergência por mês em todos os setores do hospital.
"O Hospital Universitário tem a característica de ser um hospital-escola, e essa reabertura da emergência pediátrica é extremamente importante para a formação dos novos profissionais de saúde (alunos de graduação e residentes)", salienta Spyros.
A Diretora de Gestão de Pessoas da Ebserh, Luciana de Gouvea Viana, frisou que a Ebserh tem o compromisso de elevar o nível e alavancar a eficiência dos 45 hospitais universitários federais filiados à Rede Ebserh junto ao Sistema Único de Saúde (SUS). "A reabertura da emergência pediátrica é fundamental para que o HU-UFSC exerça o protagonismo que é da sua missão, tanto na assistência, quanto no ensino, pesquisa e inovação".
Histórico
O HU-UFSC foi fundado oficialmente em 2 de maio de 1980 e, nessa fase inicial, já contava com leitos de clínica pediátrica e ambulatórios correspondentes. Atualmente o hospital conta com 2.237 trabalhadores, incluindo funcionários da Ebserh, servidores da UFSC e terceirizados.
O sistema de atendimento porta?aberta na urgência/emergência pediátrica funcionava de forma contínua desde a inauguração até 2023. Contudo, a emergência pediátrica foi colocada em sistema "porta fechada" (atendimento apenas via encaminhamento) em maio de 2023, devido à falta de profissionais. Ou seja, o sistema de porta aberta funcionou, de forma contínua, de 1980 até maio de 2023 — aproximadamente 43 anos.
O motivo da mudança para porta fechada foi a falta de profissionais, pediatras e enfermeiros (para implementar a classificação de risco), que impossibilitava a garantia de atendimento seguro.
Rede Ebserh
O HU-UFSC faz parte da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Rede Ebserh) desde março de 2016. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.