Heineken anuncia projetos de educação ambiental e regeneração urbana em Porto Alegre
Como legado do Heineken Floating Bar, ativação que esteve presente na capital em março deste ano, marca se une à aceleradora Quintessa para implementar soluções sustentáveis na região
Heineken Floating Bar. Foto: Odara Vision |
Brasil, agosto de 2025 - O Heineken Floating Bar é uma iniciativa da plataforma Green Your City de Heineken, que convida o público a ressignificar os espaços urbanos através da cultura e sustentabilidade. Em março deste ano, em ativação na cidade de Porto Alegre (RS), uma estrutura temporária ofereceu experiência única ao público: um bar flutuante em pleno rio Guaíba.
Seguindo o modelo das demais edições do Floating Bar, o lucro da ativação na capital gaúcha será revertido para a implementação de quatro soluções de sustentabilidade na cidade — reforçando a proposta da marca de contribuir de forma concreta para a construção de um legado positivo no território. Em parceria com o Quintessa, aceleradora pioneira em negócios de impacto no Brasil, foram selecionados projetos com foco em educação ambiental, revitalização de áreas verdes urbanas e reabilitação de corpos hídricos.
Um dos projetos é da Trashin, negócio de impacto sediado em Porto Alegre, que irá transformar o Parque Pontal – localizado às margens do Guaíba – em uma referência nacional em sustentabilidade e educação ambiental. A proposta inclui gestão de resíduos com tecnologia interativa, instalação de um reciclômetro e oficinas educativas.
Já o bairro Sarandi, uma das regiões mais impactadas pelas enchentes de 2024, receberá as soluções do Instituto Retomada – mais um dos selecionados. O projeto Sarandi +Verde vai oferecer oficinas práticas para lideranças locais e a requalificação de uma praça pública, regenerando áreas verdes e estimulando a mobilização comunitária por práticas sustentáveis.
Com foco em capacitação e educação ambiental, o Pé de Feijão irá realizar encontros práticos com lideranças de instituições locais. Os participantes receberão kits pedagógicos para replicar os novos conhecimentos em seus territórios, com acompanhamento da equipe em cada nova prática. A ação será finalizada com um evento aberto ao público para ampliar o alcance da temática.
Fechando o grupo, a Infinito Maré instalará uma caravela, por três meses, em um corpo hídrico da cidade para realizar biorremediação da água e análises dos poluentes removidos, unindo ciência e inovação em benefício do meio ambiente urbano.
"Estes projetos representam o impacto positivo que buscamos com o Heineken Floating Bar: iniciativas conectadas ao contexto de cada cidade e com potencial de deixar um legado concreto e duradouro. Mais do que um bar, o projeto faz parte de nossa plataforma de transformação urbana e ambiental", destaca Eduardo Picarelli, Diretor da unidade de negócios da marca Heineken® no Brasil.
A seleção foi conduzida pelo Quintessa, que avaliou os projetos com base na aderência aos pilares do Green Your City, na capacidade de resposta a desafios reais da cidade e no potencial de impacto duradouro para Porto Alegre.
Heineken Floating Bar
O Heineken Floating Bar é uma estrutura temporária que oferece uma experiência única, combinando gastronomia e entretenimento em um ambiente flutuante.
No bar, todos os copos são reutilizáveis e há áreas de acessibilidade. Outros serviços, como a interpretação de libras, visam promover a inclusão e a sustentabilidade. Seu objetivo é promover práticas sustentáveis e deixar um legado positivo nas cidades que o recebem. Por isso, 100% do lucro gerado é direcionado para projetos de sustentabilidade, reforçando seu caráter sem fins lucrativos e seu compromisso com um impacto real na região.
No final de 2024, o projeto esteve presente na cidade de Curitiba, no lago da Pedreira Paulo Leminski. A iniciativa também contemplou a abertura de um edital para apoiar e impulsionar projetos de inovação e sustentabilidade da capital paranaense, junto da Quintessa. As empresas e soluções sustentáveis já foram selecionadas e comunicadas.
Já em São Paulo, o Heineken Floating Bar teve início em 2023 e promoveu uma nova perspectiva sobre a relação dos cidadãos com o rio Pinheiros. Em parceria com a SOS Mata Atlântica, o lucro recebido nesta edição foi 100% revertido para apoiar seis projetos que colaborassem com a bacia hidrográfica em todo o seu entorno, os quais estão em execução neste ano.
Sobre Green Your City
Green Your City é uma plataforma com uma série de iniciativas com o viés de cultura e sustentabilidade para a vida noturna, a cena cultural e a ressignificação de espaços urbanos. É um olhar inédito para formas de discutir o impacto ambiental, por meio de experiências de marca e um convite à reflexão. São metas da plataforma:
*Energia verde = energia renovável.
Sobre o Grupo HEINEKEN
O Grupo HEINEKEN chegou ao Brasil em maio de 2010, após a aquisição da divisão de cerveja do Grupo FEMSA. Em 2017, fortaleceu sua presença no país com a aquisição da Brasil Kirin, consolidando-se como o segundo maior player do mercado brasileiro de cervejas. Hoje, a companhia emprega mais de 13 mil pessoas e opera 13 unidades produtivas – sendo 12 cervejarias e duas microcervejarias – além de construir sua 14ª cervejaria em Passos (MG).
Com sede em São Paulo, o portfólio da companhia inclui marcas como Heineken®, Amstel, Amstel Ultra, Eisenbahn, Eisenbahn Unfiltered, Sol, Baden Baden, Blue Moon, Lagunitas, Devassa, Tiger, Bavaria, Glacial, Kaiser, No Grau, Schin e Amstel Vibes. No segmento de não alcoólicos, estão presentes Heineken® 0.0, Sol Zero, CLASH'D, FYS, Itubaína, Viva Schin, Skinka e Água Schin.
O Grupo HEINEKEN no Brasil é subsidiário da HEINEKEN NV, maior cervejaria da Europa. Mais informações no site e nos perfis da companhia no LinkedIn e Instagram.
Sobre o Quintessa:
Desde 2009, o Quintessa estrutura e implementa soluções empreendedoras e iniciativas intersetoriais focadas em clima e desenvolvimento econômico – atuando junto a empresas, investidores, filantropos e instituições públicas.
Atualmente, a organização já mobilizou mais de 270 Mi em capital de investimento, elevando a taxa de sobrevivência dos empreendimentos acelerados pela metodologia Quintessa ao percentual de 91%.