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Projeto integrador resulta em proposta de captação de água da chuva

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A integração entre um curso de especialização e um técnico integrado resultou em uma proposta de sistema de captação da água da chuva para o Câmpus São José. Elaborada por estudantes do técnico integrado em Refrigeração e Condicionamento de Ar (RAC) do câmpus, a ideia tem origem em um trabalho de conclusão de curso (TCC) da especialização em Educação Ambiental com Ênfase em Formação de Professores e foi desenvolvida no último semestre. Na quarta, 5 de setembro, o projeto foi apresentado à direção do câmpus e a representantes do núcleo local do programa IFSC Sustentável.
 
A iniciativa surgiu do TCC de Carolina Delgado Bittencourt, 37 anos, aluna do curso de especialização em Educação Ambiental. "A ideia era de que os alunos fossem os donos do projeto", conta. Por isso, a turma da terceira fase do técnico em RAC, que tinha aulas com o orientador de Carolina, o professor Manuel Sebastian Rebollo Couto, foi a responsável por elaborar a proposta de sistema, por meio de um projeto integrador (PI).
 
Ao longo do primeiro semestre do ano, a turma - hoje na quarta fase do curso - pesquisou sobre os benefícios econômicos e ecológicos da captação de água da chuva e buscou alternativas de tipos de sistemas e onde implantá-lo no câmpus. "A ideia é cortar custos do câmpus e ajudar o meio ambiente", explica o estudante Antônio Manoel Jordão, 15 anos, um dos responsáveis pela apresentação do projeto. A água pluvial seria usada nos banheiros, na rega das plantas e para a limpeza do prédio. A proposta inicial dos estudantes é instalar caixas d'água e tubulação nas marquises dos blocos do câmpus e outra ao lado da quadra poliesportiva. "Ficou clara a importância ambiental que esse projeto tem. A água potável está diminuindo. Então, é importante procurar soluções, porque nós somos afetados", alertou a estudante Bruna Ferrari, 16 anos, durante a apresentação.

 

Para saber mais, acesse https://bit.ly/2CJPJER.

 

 

Muros e paredes de escolas agora são locais que reúnem literatura e arte


Produzir pinturas interativas nos muros e nas paredes de instituições de ensino de Palhoça, tendo como tema e inspiração personagens e histórias famosas da literatura infantojuvenil, é a intenção do projeto de extensão 'Pintura interativa: arte e literatura em foco na escola', coordenado pela professora de design, desenho e animação, Bianca Antonio Gomes, do Câmpus Palhoça Bilíngue. A ideia é transformar espaços pouco ou nada atrativos em lugares de contemplação, que instiguem o interesse pela leitura e arte.


A pintura interativa é um tipo de arte que envolve, de alguma forma, a participação das pessoas. A primeira a receber a intervenção artística foi a escola de educação fundamental Vicente Silveira, no bairro Passa Vinte. “A cena escolhida foi definida pela equipe do IFSC, em parceria com a direção da escola, e traz elementos da história do Harry Potter”, explica Bianca. Além da pintura, o projeto prevê a doação de livros das histórias retratas para a biblioteca da escola.


A produção da pintura foi feita em uma das paredes do pátio da instituição e contou com a ajuda dos próprios estudantes, pois antes do início do trabalho foi ministrada uma oficina de desenho e pintura para que os interessados pudessem contribuir e interagir.


A ideia, que contou com recursos do edital Proex n. 01/2018 para sua execução, foi da egressa do curso técnico integrado de Comunicação Visual, Rita de Cássia de Jesus da Silva, que também já foi aluna da escola Vicente Silveira. A atividade terá continuidade na Escola Modelo, no Centro da cidade, tendo como tema o Mágico de OZ, e depois no próprio IFSC Palhoça Bilíngue.




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