Facebook - Na Garopaba Instagram - Na Garopaba Whatsapp - Na Garopaba

Nos siga nas redes sociais

Impactos Ambientais causados pelos lixões (Pontos que se tornam críticos na cidade) em Garopaba

 


Como costumo fazer trilhas e corridas pelo município, sempre me deparo com situações preocupantes. Hoje vou falar de um problema comum em nosso município. Os lixões... (Pontos que se tornam críticos na cidade)
Os resíduos lançados em lixões , (Pontos que se tornam críticos na cidade) acarretam problemas de saúde pública, como a proliferação de vetores de doenças (moscas, mosquitos, baratas, ratos), geração de gases que causam odores desagradáveis e intensificação do chamado efeito estufa que provoca o aquecimento global e, principalmente, poluição do solo e das águas superficiais e subterrâneas pelo chorume.

n/d

Os lixões que descrevo aqui, são pontos que se tornaram críticos na cidade e acabam em prejudicar a saúde, meio ambiente e visual da cidade .

 


O Chorume trata-se de um líquido de coloração escura, malcheiroso e de elevado potencial poluidor, produzido pela decomposição da matéria orgânica contida nos resíduos. Ele tem alto teor de contaminação, pois requer muita quantidade de água para diluí-lo e se alcançar um riacho pode matar tudo que estiver lá, como peixes, aves e demais fauna aquática além da vegetação.

Em termos ambientais, os lixões agravam a poluição do ar, do solo e das águas, além de provocar poluição visual. 

Nos casos de lançamento de resíduos em encostas e barrancos é possível ainda ocorrer a instabilidade dos taludes pela sobrecarga e absorção temporária da água da chuva, provocando deslizamentos.

Pode-se acrescentar ainda a este cenário, o total descontrole quanto aos tipos de
resíduos recebidos nestes locais, verificando-se até mesmo a disposição de dejetos originados do comércio e também indústrias.

Embora o chorume e os gases sejam os maiores problemas causados pela
decomposição do lixo, outros problemas associados com sua disposição podem ser assim compreendidos: produção de fumaça e odores desagradáveis,  agressão estética à paisagem natural, riscos de incêndio e intensificação do efeito estufa.

O maior problema quando se forma um lixão é corrigir o lixão. Muitas vezes se torna caro e demanda bastante tempo e mão de obra.

 

n/d

Os lixões que descrevo aqui, são pontos que se tornaram críticos na cidade e acabam em prejudicar a saúde, meio ambiente e visual da cidade .

 

 

Até mesmo galhos (resíduos verdes) quando colocados sem o devido tratamento podem se tornar um risco. Mas o que seria este tratamento? Seria o encaminhamento a compostagem por meio de prática da trituração. Após este tratamento o material verde deverá ser distribuído em canteiros, as chamadas leiras de compostagem. 
O processo pode ser acelerado com a utilização de uma mistura de outros materiais como folhas e o acréscimo de água. A água da própria leira pode ser jogada por cima do próprio canteiro.
Uma das técnicas utilizadas para o encerramento de uma área degradada pela
disposição inadequada de resíduos, envolve a remoção dos resíduos e seu transporte para outro local, previamente preparado, seguido pela recuperação da área escavada com solo natural e vegetação com espécies da região, preferencialmente grama.

Contudo, essa alternativa só é viável quando a quantidade de resíduos a ser removida e transportada não é muito grande, pois essas atividades representam elevados custos e dificuldades operacionais, que podem inviabilizar  economicamente o processo.

A quantidade de resíduos é um termo de ampla relatividade, pois as prefeituras com maiores recursos orçamentários e com equipamentos adequados poderão remover quantidades julgadas por elas pequenas e que seriam grandes pela iniciativa privada de alguns moradores, entretanto não é de responsabilidade da prefeitura corrigir estes problemas pessoais e ou individuais.

Lembre-se se deixei criar um lixão (Pontos que se tornam críticos na cidade) em meu terreno a responsabilidade é minha e terei que arcar com os custos desta chamada remediação de área. 

A área deverá ser cercada, isolada e todo o material não reciclável deve ser ensacado e encaminhado a um aterro controlado ou coleta pública.

Enfim, vamos fazer a nossa parte e cuidar da nossa cidade. Denuncie, faça mutirão de limpeza e ajude a tornar nossa Garopabinha ainda mais linda. E mais uma vez se enxergares alguém largando resíduo em local proibido denuncie. Se não quiseres se identificar não tem problema o sigilo do denunciante sempre é preservado, mas não esqueça de anotar a placa, ou tirar uma foto pois ajuda na identificação do infrator.
Por hoje era isso, até a próxima.....

 

(Milton Félix & Suzana Martins, biólogos)




Central de Atendimento:
(48) 9 9161 0645

Formas de Pagamento:

Cartões de Crédito

Site Seguro

Site Seguro Segurança PagSeguro Uol

Na Garopaba - Todos os direitos reservados

Produzido por: PluGzOne - Criação de Sites e Desenvolvimento de Sistemas Web em Pelotas, RS