Facebook - Na Garopaba Instagram - Na Garopaba Whatsapp - Na Garopaba

Nos siga nas redes sociais

Associação Comunitária Praia do Silveira A.C.P.S revitaliza a lagoa do Canto Sul

n/d

 

 

A Praia do Silveira está mais bonita. A lagoa do Canto Sul, importante espelho d'água natural na paisagem deste local paradisíaco, acabou de receber um cuidado há anos sonhado.
Anos de erosão das estradas, cultivos no passado, e obras no presente, assorearam a mesma. Uma maior ocupação e consequente aumento da contribuição do esgotamento sanitário levam a uma fertilização dos corpos hídricos, quando então acontece o fenômeno da eutrofização, que acaba por favorecer o desenvolvimento da flora aquática.
Está biomassa que se desenvolve rapidamente sofre um controle natural  quando ocorre a entrada da água salgada do mar.

n/d


E este material morto acaba por se decompor e acumular no fundo da lagoa, e num tempo muito longo, assoreando a mesma. A Taboa, uma gramínea alta, que alguns chamam erradamente de junco, que vegeta nas margens foi encontrando condições, tanto pelo assoreamento das erosões quanto do lodo formado, de ir cobrindo o manancial, reduzindo sua área descoberta. Lagoas precisam receber luz, e ter um volume mínimo de água para terem vida, poderem ter diversidade.


E precisam de altura minina de lâmina d'água para terem uma temperatura favorável a esta revitalização. E, por fim, o oxigênio voltar a estar presente e dissolvido na água, que sem ele, não há vida.
Este problema que atormenta a todos que conhecem o ambiente natural que já foi a Silveira, foi então enfrentado ao se proceder a LIMPEZA DA LÂMINA D'ÁGUA,que foi o aumento da superfície livre da lagoa com remoção parcial da vegetação chamada de Taboa.


Graças ao empenho do secretário Juninho da Agricultura e Pesca, que entendeu a gravidade do problema e conduziu este processo, ao Prefeito que  encontrou recursos para tocar esta obra , aos órgãos ambientais que foram parceiros em agilizar esta ação, a membros da comunidade local que ajudaram ao longo do tempo, e aos incansáveis moradores e associados da entidade comunitária local, a ACPS- ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA DA PRAIA DO SILVEIRA.

Foi também aberto de vegetação o antigo riacho que tem importante função e extravasar a água que se acumula a montante, quando em grandes enxurradas, preocupação e demanda atendida da Defesa Civil. Tivemos o cuidado de fazer está abertura com traçado sinuoso, orgânico, como são os elementos naturais na paisagem.

n/d


Tarefa extenuante, que colocou a prova a dedicação dos associados, foi coletar as raízes e pedaços de planta que ficaram espalhados após a limpeza mecânica feita com retro escavadeira e balsa. Este material poderia tanto chegar no mar, sujando a praia, numa chuva próxima, quanto enraizar e comprometer o atual trabalho.
Com esta limpeza e remoção do material orgânico feita, podemos agora ir adiante com o projeto de DESASSOREAMENTO DA LAGOA, próxima etapa. E aí sim deixar a lagoa da canto sul viva para cumprir seu importante papel no ecossistema da Silveira.

Assessoria ACPS

Texto Kiko Simch - Engenheiro Agronomo Paisagista @kikosimch 

FOTOS - ILDO ROSA

 




Central de Atendimento:
(48) 9 9161 0645

Formas de Pagamento:

Cartões de Crédito

Site Seguro

Site Seguro Segurança PagSeguro Uol

Na Garopaba - Todos os direitos reservados

Produzido por: PluGzOne - Criação de Sites e Desenvolvimento de Sistemas Web em Pelotas, RS