Facebook - Na Garopaba Instagram - Na Garopaba Whatsapp - Na Garopaba

Nos siga nas redes sociais

A NATUREZA ESCASSA É A “BOLA” IMOBILIÁRIA DA VEZ

 

n/d

Já repararam como é difícil encontrar algo diferente e generoso nas novas intervenções? A impressão que dá é que estamos sendo atropelados por mastodontes ou lentamente cercados por hienas, que debocham de quem foi amigável ao ocupar anteriormente a região.

Não é uma questão de legalidade, porque na maior parte das vezes pode-se fazer estas mastodontices. São casas coladas, que não terminam, se lançam no espaço afora, uma barafunda de pilares embaixo. Pobres vizinhos, que chegaram antes e cuidaram tanto da cidade. 

Ah, carros, estes desgranados..., ainda tem que acomodar no terreno uma vaga para cada quarto. Mais o de algum visitante, talvez? Tudo bem ordenado, pavimentado, afinal deu uma trabalheira ter toda esta frota. 

Aí é muro, gradil, vidro temperado virou uma opção recente, parece que um rodo esparramou a casa no jardim e brotou nas divisas. É tudo uma coisa só, o solo e o ar tratados como opositores, as construções cobrem e engolem, tipo a bolha assassina, alguém viu?

n/d

 

 

n/d

Loteamento ou condomínio? Uma polêmica tola que impede de desenharmos produtos de qualidade apropriada.
Tudo que tiver mais verde, menor ocupação,  não interrompendo os fluxos, seja aberto ou fechado, é ganho para a cidade. Estará prestando um serviço ambiental ao preservar a paisagem.

 

Juro que não é exagero, pergunta para qualquer visitante que não vem aqui faz uns 20 anos qual a impressão que tem ao chegar. E nós, nos fazemos de surdos e cegos, são várias as narrativas a justificar esta complacência. Tem até argumento fundamentado na liberdade individual. Tem também os que garantem estar gerando opções para baixa renda ao adensar a cidade. Sim, pode ser uma ferramenta, a mais óbvia e fácil, mas não aconteceu a tal habitação de baixa renda. Aconteceu é média renda socando um peru no pires. Planejamento Urbano é assunto para gente grande, não conversa de botequim. 

Leite derramado, beleza. É ruim ouvir e pior é dizer isto. Porque a cidade para isto tem ouvidos, e qual filme de terror uma mão puxa o calcanhar da gente, brotando da terra. A pergunta que dou um tostão furado pela resposta é: vamos seguir nesta roubada, temos massa crítica para mudar este Titanic de rumo?

Em tempos de COVID, bastante referência de filmes para quem sabe deixar este tema com uma sobrevida de mais uns dias. 

Esta é a propaganda da cidade que estamos fazendo. Estamos mostrando os morros verdes e praias e entregando um trem na contramão. Podem me xingar de paisagista exótico e utópico a vontade. 

 

n/d

A sensação que temos as vezes de estarmos sendo envolvidos por algo sem forma, a cidade tal qual uma massa que avança e nos engole e nossas vozes não saem da garganta, A BOLHA ASSASSINA, faltou a trilha sonora.

Chega do lado escuro da força, vamos à luz. 

Garopaba precisa de referências, de exemplos de ocupação mais amigável, precisa de alternativas, de novos produtos imobiliários. Condizentes com esta geração com estilo de vida fundamentado na segurança alimentar, no apreço à natureza, na moradia mais compacta, na vida ao ar livre. Tudo com tecnologia e conforto, os milennials.

Que venham para cá investidores com recursos inteligentes, não os com recursos espertos, fugazes. Que venham os que percebem o valor desta paisagem e sua cultura, que sabem que os tempos mudaram, que o nosso tempo vale mais do que o nosso bolso. E que o Meio Ambiente é o recurso escasso que está depreciado, comprem ele na baixa.

Fosse uma cidade comum a beira de uma rodovia, cercada de prédios e indústrias, beleza, eu jogava a toalha. Por Tutátis! como diria meu herói gaulês Asterix, temos uma jóia que tem resistido a muitos desaforos, mas tem limite esta tolerância. Um dia o leite talha. E que o céu não caia sobre nossas cabeças, por Tutátis!

 

Texto Kiko Simch - Engenheiro Agronomo Paisagista @kikosimch

Fotos - Divulgação




Central de Atendimento:
(48) 9 9161 0645

Formas de Pagamento:

Cartões de Crédito

Site Seguro

Site Seguro Segurança PagSeguro Uol

Na Garopaba - Todos os direitos reservados

Produzido por: PluGzOne - Criação de Sites e Desenvolvimento de Sistemas Web em Pelotas, RS