Facebook - Na Garopaba Instagram - Na Garopaba Whatsapp - Na Garopaba

Nos siga nas redes sociais

IFSC e UFSC iniciam tratativas para realizar vestibular unificado em 2023

n/d

Representantes do Departamento de Ingresso (Deing) do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) deram início à articulação de uma parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) para realização de vestibular unificado a partir de 2023. Desde 2018, o IFSC adota exclusivamente o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para ingresso nos cursos superiores, e com o acordo um percentual de vagas nesse nível de ensino voltará a ter seleção via vestibular.

 

De acordo com a chefe do Deing, Giselli Dandolini Bonassa, a retomada do vestibular vem sendo cogitada pelo IFSC há algum tempo e é bastante demandada pelos câmpus, já que o ingresso via Sisu tem trazido resultados pouco satisfatórios. Um dos problemas é que o sistema unificado muitas vezes não atende às necessidades dos arranjos produtivos locais, já que pessoas provenientes de outras cidades ou estados dificilmente se fixam nos municípios do IFSC após a conclusão dos estudos. Outro problema é a dificuldade de preenchimento das vagas. “No Sisu 2022.1, que está em finalização, já se pode confirmar mais de 300 vagas ociosas que devem ir direto para vagas remanescentes”, justifica Giselli.

 

Contudo, não há perspectiva de que o Sisu seja deixado de lado como forma de ingresso nos cursos superiores. “O Sisu tem aspectos positivos e fazer uma troca abrupta não parece a decisão mais acertada. Tudo indica que o IFSC mantenha os dois sistemas de seleção”, confirma Giselli, que acrescenta ainda não haver definição de percentual de vagas destinadas a cada sistema. Isso será discutido no âmbito da Pró-Reitoria de Ensino (Proen), com diretores e chefes de ensino dos câmpus.

 

Na primeira reunião realizada com a Comissão Permanente do Vestibular (Coperve) da UFSC, em 15 de março, as duas instituições deram início às tratativas para a cooperação técnica. A ideia, segundo Giselli, é que sejam feitos encontros semanais para que se organize a operacionalização do processo. Até agora já está definido que o vestibular unificado será lançado via edital único das duas instituições, com mesmo calendário de provas. “Nós entendemos que os cursos não concorrem entre si, portanto isso não trará prejuízo para os candidatos”, pondera a chefe do Deing.

 

A presidente da Coperve, Maria José Baldessar, considera que a concretização da parceria trará benefícios para as duas instituições. “Para a UFSC uma parceria com o IFSC significa o fortalecimento dos laços entre instituições públicas que oferecem ensino de qualidade. Por outro lado, a expertise da Coperve, aliada à capilaridade do IFSC em Santa Catarina, possibilita que um maior número de candidatos tenha acesso ao processo seletivo e, consequentemente, mais oportunidades de cursar o ensino superior em uma instituição pública”, ressalta.




Central de Atendimento:
(48) 9 9161 0645

Formas de Pagamento:

Cartões de Crédito

Site Seguro

Site Seguro Segurança PagSeguro Uol

Na Garopaba - Todos os direitos reservados

Produzido por: PluGzOne - Criação de Sites e Desenvolvimento de Sistemas Web em Pelotas, RS