Na última década, as cidades de Garopaba e Imbituba - mais precisamente, a Praia do Rosa -, em Santa Catarina, têm vivenciado uma forte valorização imobiliária, impulsionada por fatores que vão desde o aumento do turismo até o desenvolvimento da infraestrutura local. Esses destinos, antes conhecidos e escolhidos principalmente como rota de veraneio pelos gaúchos, agora atraem cada vez mais investidores e moradores permanentes, comportamento que beneficia o mercado imobiliário. Projeções do FipeZap mostram que os imóveis na região valorizaram mais de 50% nos últimos dez anos, especialmente nas áreas mais próximas às praias e em novos bairros que surgiram durante esse período.
O crescimento da região vem sendo impulsionado também por empresários que, em busca de qualidade de vida, migraram não apenas suas vidas pessoais, mas seus investimentos, e focaram em ações de desenvolvimento sustentável para a região. Exemplo disso é o empreendedor Fabiano Aquino, de 46 anos, que trocou a carreira em uma multinacional em busca de um novo conceito: urbanismo com qualidade de vida. Natural de Minas Gerais e ex-morador de Porto Alegre, Fabiano foi apresentado ao litoral sul de Santa Catarina por sua esposa, a porto-alegrense Susana Marques, apaixonada pelo estilo de vida garopabense. Depois de morar em diversas cidades do país, Fabiano também se encantou pela região, ao mesmo tempo em que decidiu que precisava de um propósito maior para a sua vida.
Escolheu, então, Garopaba para tirar do papel um sonho: investir no mercado imobiliário. Hoje, dez anos depois, é um dos empresários que se destaca como uma das principais forças no setor imobiliário da cidade. Com uma trajetória sólida, demonstra sua confiança no mercado e seu comprometimento com a criação de soluções para impulsionar o desenvolvimento urbano e a economia local com a Aquino Incorporações, empresa constituída 100% de capital próprio.
"Quando conheci Garopaba, em minhas férias de trabalho, me apaixonei, e por influência do meu sogro, Mario Marques, iniciei meus primeiros empreendimentos na cidade, no ano de 2014. Nessa época, sabíamos que precisávamos contribuir também para o desenvolvimento ordenado e sustentável da região. Sendo assim, todos os nossos projetos são focados em qualidade e longevidade, assegurando rentabilidade para aqueles que buscam Garopaba e a Praia do Rosa como destino para morar e investir", explica o empresário.
Outro fator que contribui para o avanço da região é que Garopaba e a Praia do Rosa estão entre os destinos mais procurados por quem deseja investir em uma segunda residência, especialmente por quem vive em grandes centros urbanos, como Porto Alegre e até mesmo Florianópolis. "O estilo de vida mais tranquilo combinado com a proximidade de áreas naturais preservadas, faz de Garopaba e Imbituba cidades litorâneas altamente desejáveis. Atualmente, mais de 80% do nosso público é gaúcho, mas temos percebido uma migração e até interesse cada vez maior de estrangeiros", completa.
A melhoria na infraestrutura, como estradas, serviços e redes de telecomunicações, também corroboram para tornar essas cidades mais atraentes. "Esse é um investimento que conta com a participação da iniciativa pública e privada, que gera demandas e atende as necessidades da população. O turismo sustentável e a crescente popularidade de Garopaba e Imbituba como destinos de ecoturismo e surf também estimulam a valorização dos imóveis. O fluxo constante de turistas, inclusive internacionais, aumenta a demanda por imóveis para aluguel de temporada e residências voltadas para esse público", comenta o empresário.
Atualmente, a Aquino Incorporações tem mais de 35 mil metros quadrados planejados em obras para os próximos três anos, algumas já iniciadas e outras com início breve. Esse dado representa um VGV (valor geral de venda) de R$ 455 milhões, sendo que 80% desse investimento é gerado pelos gaúchos. Essa projeção tem como base projetos audaciosos para essas duas cidades, onde a empresa vem assumindo um posicionamento expressivo para o progresso local. "Nossos empreendimentos, nos últimos anos, têm obtido uma valorização anual na ordem de 25%, um movimento que vem acompanhando o mercado em todo estado, impulsionado pelo litoral norte, e que também vem movimentando a economia em regiões estratégicas".
O crescimento populacional, segundo dados do último Censo de 2022, também corrobora para esse desenvolvimento. A população de Garopaba cresceu 65,17% em comparação com o levantamento realizado em 2010, e a população de Imbituba aumentou em 22,59%. Esses dados refletem o desenvolvimento econômico da região, impulsionado pelo turismo, mercado imobiliário e serviços, setores que contribuem significativamente para o crescimento populacional e econômico.
?Outro fator relevante é o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), crescente na região, com último registro, de 2010, marcando 0,753, considerado alto, refletindo o progresso em áreas essenciais como renda, educação e saúde. Nos últimos anos, estima-se que esse índice tenha crescido ainda mais, reforçando as boas condições de vida para a população local. Essa análise se equipara à do estado de Santa Catarina, um dos mais bem classificados do Brasil em termos de qualidade de vida, educação, saúde e renda. "Quando falamos de desenvolvimento sustentável e de investimentos rentáveis, projetamos o crescimento de toda a sociedade, de forma ordenada, para que possamos continuar comungando dos predicados que auxiliam na consolidação do mercado", finaliza o empresário Fabiano Aquino.
|