A pesca da tainha em Garopaba, em 2025, terá início no dia 1º de maio para a pesca de arrasto de praia, enquanto a pesca com emalhe anilhado e emalhe de superfície estará liberada a partir de 15 de maio. A pesca de cerco/traineira será permitida a partir de 1º de junho.
Detalhes:
Outros pontos importantes:
Em 2023, a Safra da Tainha movimentou pouco mais de R$1 milhão na economia local. Ao todo, foram capturadas 85 mil tainhas, que correspondem a 136 toneladas.
Em reunião entre o setor público, os surfistas e a comunidade, ficou estabelecido o sistema de bandeiras nas praias, até 31 julho a pratica do surf nas praias da Capital Catarinense do esporte depende da liberação pelos pescadores no sistema de Bandeiras. Fiquem atentos as delimitações e bandeiras .
Como funciona?
praias
GAMBOA, SIRIÚ, VIGIA, CENTRO E BARRA DO CAPÃO
Todas estarão fechadas para a prática do surf com orientação nas praias através de placas indicativas, ou seja, informando quais praias que estão abertas para a prática do surf;
praias
SILVEIRA E OUVIDOR
Será adotado o sistema de sinalização com bandeiras, sendo que quando houver bandeira vermelha hasteada significa que está proibida a prática de surf e quando não houver bandeira, está permitida;
praia
FERRUGEM
Permitida a prática do surf no Canto Norte, com limite de Bandeira Vermelha situada a 250 (duzentos e cinquenta metros) ao Sul, deste limite para o Sul não é permitida a prática do surf.
Em Imbituba, a safra da tainha de 2025, que começa em 1º de maio, terá um acordo de cooperação entre pescadores e surfistas, renovado para mais um ano. O acordo prevê que a prática do surfe será proibida na Prainha e liberada com regras específicas no Cardoso e na Cigana. A pesca de arrasto de praia estará liberada a partir de 1º de maio, enquanto o emalhe anilhado e o emalhe de superfície estarão liberados a partir de 15 de maio.
Detalhes do acordo:
Outras informações relevantes:
Cotas de pesca:
Foram definidas cotas para as diferentes modalidades de pesca da tainha, incluindo cerco/traineira, emalhe anilhado, arrasto de praia e emalhe costeiro de superfície.
Embarcações:
A pesca com emalhe anilhado é permitida para embarcações motorizadas até 30 de julho, enquanto o emalhe de superfície é permitido para embarcações com arqueação bruta de até 10 AB até 15 de outubro.
Pesca artesanal:
A pesca artesanal da tainha é patrimônio cultural de Imbituba e do Estado de Santa Catarina.
Relação pescadores e surfistas:
A parceria entre pescadores e surfistas visa garantir uma relação harmoniosa e o respeito mútuo durante a safra.
Monitoramento das cotas:
O monitoramento das cotas de captura será realizado através dos sistemas Sistainha e PesqBrasil - Mapa de Bordo.