Facebook - Na Garopaba Instagram - Na Garopaba Whatsapp - Na Garopaba

Nos siga nas redes sociais

Peça teatral inspira jovens de Barra Velha a resolver problemas ambientais em Maratona de Inovação


 

n/d

Mais de 500 estudantes da rede pública participaram da Maratona de Inovação "Arte de Inovar", com teatro e oficinas culturais sobre meio ambiente.


Nos dias 25 e 26 de junho, mais de 500 estudantes de Barra Velha (SC) participaram da Maratona de Inovação "Arte de Inovar", evento cultural gratuito que uniu teatro, oficinas de criatividade e desenvolvimento de ideias sustentáveis. Realizado pela Loa Produções Culturais e Ministério da Cultura, com patrocínio da Veolia por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o evento aconteceu na Escola Municipal Professora Maria Tusnelda Bernstorff e a iniciativa teve como ponto de partida o espetáculo Água à Vista, apresentado no primeiro dia.
 

 


"A arte entra como uma chave que abre a porta da criatividade. Quando os jovens se envolvem emocionalmente, eles se sentem parte das soluções, e isso é transformador", disse Andréia Nunes, coordenadora da Loa Produções Culturais, responsável pela realização do projeto.
 

A partir da peça teatral, os alunos foram provocados a pensar em soluções reais para problemas ambientais do cotidiano. No segundo dia, divididos em grupos e acompanhados por mentores, criaram e apresentaram propostas inovadoras para um júri composto por representantes locais e especialistas. Um grupo de colaboradores do programa de voluntários da Veolia também contribuiu no apoio à organização.
 

O evento aconteceu nos períodos da manhã e da tarde. Entre as ideias vencedoras da primeira dinâmica, está a solução Rede SociÁgua, que propõe a criação de canais digitais para conscientização sobre o desperdício de água. A proposta levou o primeiro lugar. Em segundo lugar ficou para a equipe da solução Planeta Vivo, uma proposta de plataforma que informa e alerta a população sobre áreas de risco ambiental. Já a terceira colocada, intitulada TDA – Transformando Dejetos em Adubo, sugere parcerias entre empresas e moradores para reaproveitar resíduos sanitários.
 

Na parte da tarde, as propostas refletiram a preocupação dos estudantes com os impactos do turismo desordenado na cidade. O projeto Conhecimento Sustentável garantiu o primeiro lugar com a ideia de um aplicativo que envia alertas e gráficos em tempo real sobre a produção de resíduos sólidos. Também foram premiados os projetos FMM – Fazendo o Mundo Melhor, que recompensa a reciclagem com cashback, e Limpaz, que sugere alertas em embalagens sobre o tempo de decomposição de resíduos. As ideias levaram o 2º e 3º lugar, respectivamente.
 

 


"O modo com que os participantes desenvolvem o senso crítico a partir deste evento é excelente. Eles veem os problemas, não só globais, mas até mesmo locais e começam a pensar como isso pode ser mudado", comentou o professor Douglas Voigt.
 

Todos os participantes receberam certificado e um kit educativo com conteúdos sobre inovação, sustentabilidade e as Habilidades do Futuro definidas pelo Fórum Econômico Mundial.
 

"O mais importante é ver os estudantes protagonizando o processo criativo. Eles saem diferentes do que chegaram, com novas perguntas e novas possibilidades. Isso é inovação na prática", afirmou Wellington Sacheti, coordenador de inovação da maratona.
 

A cerimônia de premiação contou com a presença de autoridades locais, incluindo o vice-prefeito de Barra Velha e representantes da área ambiental. Para o vice-prefeito de Barra Velha, Juliano Bernardes, a proposta do evento é um exemplo de como a educação pode ir além da sala de aula: "A educação precisa cada vez mais de projetos como esse, que estimulem a criatividade e o protagonismo dos nossos estudantes. Quando a cultura entra nesse processo, o impacto é ainda maior."
 

O evento faz parte de um circuito que vai percorrer sete cidades em Santa Catarina e São Paulo ao longo de 2025. A expectativa é impactar 2.800 jovens ao longo do ano.
 

 

___________________________________________________________________

 

Sobre a Veolia: O Grupo Veolia é referência mundial na transformação ecológica. Presente nos cinco continentes com 218 mil colaboradores, o Grupo projeta e implementa soluções que atendam aos desafios atuais de cidades e indústrias na gestão de água, resíduos e energia. Por meio de suas três atividades complementares, a Veolia ajuda a melhorar o acesso aos recursos, a preservar e renová-los. Em 2023, o Grupo Veolia forneceu água potável a 113 milhões de pessoas e saneamento básico a 103 milhões, e produziu 42 terawatts hora de energia, além de valorizar 63 milhões de toneladas métricas de resíduos. A Veolia Environnement (Paris Euronext: VIE) alcançou receita consolidada de 45,3 bilhões de Euros em 2023. Linkveolia_br

 

Sobre a Loa Produções Culturais: A Loa Produções Culturais é uma produtora dedicada à criação e execução de projetos culturais de alta performance. Com sede em Mogi Guaçu, a empresa destaca-se na produção teatral e na promoção de iniciativas que unem arte, educação e responsabilidade socioambiental. A Loa Produções Culturais busca impactar positivamente comunidades e indivíduos, oferecendo experiências culturais enriquecedoras e promovendo o desenvolvimento sustentável por meio da arte.

___________________________________________________________________

 

 




Central de Atendimento:
(48) 9 9161 0645

Formas de Pagamento:

Cartões de Crédito

Site Seguro

Site Seguro Segurança PagSeguro Uol

Na Garopaba - Todos os direitos reservados

Produzido por: PluGzOne - Criação de Sites e Desenvolvimento de Sistemas Web em Pelotas, RS