Página Inicial › Notícias › Saúde ←
O câncer de mama é o mais comum entre mulheres e uma das principais causas de morte no Brasil. O Outubro Rosa, movimento global de conscientização, incentiva o diagnóstico precoce, fundamental para aumentar as chances de tratamento e cura. Em 2023, o INCA estimou mais de 73 mil novos casos no país.
Empresas e instituições têm assumido um papel cada vez mais ativo no movimento, desenvolvendo campanhas internas e externas que vão além da conscientização. Ao iluminar fachadas, promover palestras, diálogos, exames e disponibilizar material educativo, as organizações fortalecem uma rede de cuidado e apoio com suas colaboradoras e comunidades. Essas ações não apenas demonstram compromisso com a responsabilidade social e corporativa, mas também contribuem para salvar vidas, acolher e consolidar uma cultura de prevenção e atenção à saúde das mulheres.
Thales: Outubro Rosa para além do câncer de mama
A Thales, líder global em tecnologias avançadas com forte presença no Brasil e em mais 68 países, reafirma seu compromisso com a saúde integral e o bem-estar feminino. Além de focar na tradicional conscientização sobre o câncer de mama, durante o outubro Rosa, a empresa também dedica atenção especial ao câncer de colo do útero, uma das doenças com maiores taxas de mortalidade em diversas regiões do Brasil, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), e que requer prevenção constante. Para estimular o autocuidado que salva vidas, a companhia implementa uma série de iniciativas internas no Brasil e na América Latina ao longo do mês: ações concretas como as palestras online com especialistas e materiais educativos se unem à motivadora Semana do Autocuidado, ao acolhedor Pink Breakfast, para promover um momento de descontração e integração entre as mulheres, e à iniciativa CollabTV, em que são incentivadas a compartilhar momentos de autocuidado e lazer para serem compartilhados no canal de TV interna, além de estarem isentas da cobrança de coparticipação durante todo o mês de outubro, em uma série de exames para a prevenção dos cânceres de mama e colo do útero. Assim, a Thales transforma o ambiente de trabalho em um espaço de engajamento, informação e diálogo constante, reforçando que a prevenção e o equilíbrio de vida são prioridades.
Colégio Visconde de Porto Seguro: Conscientização que inspira a comunidade e o futuro feminino
O Colégio Visconde de Porto Seguro se engaja no Outubro Rosa com uma mobilização interna voltada aos seus colaboradores, fortalecendo a conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama. A campanha incentiva o uso de botons e a participação no Dia Rosa (17/10), quando todos são convidados a vestir algum adereço na cor da ação, reforçando a mensagem vital da campanha. Embora centrada em sua equipe de trabalho, a iniciativa desperta um efeito inspirador que se espalha pelo corpo docente, alunas, mães e todas as mulheres da comunidade escolar, evidenciando um cuidado coletivo e um exemplo de acolhimento, responsabilidade e incentivo ao autocuidado.
FEMAMA: Quem procura, acha em tempo de curar!
A Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (FEMAMA) lançou sua campanha "Com + Prevenção Somos Mais Vida", para o Outubro Rosa, com foco na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. A iniciativa visa incentivar a população a adotar hábitos preventivos e a realizar exames regularmente, enfatizando que "Quem procura, acha em tempo de curar!". Além disso, também busca sensibilizar a sociedade e tomadores de decisão de que a prevenção é um compromisso social, que deve ser estimulado por políticas públicas, empresas, comunidades e famílias.
Nesse sentido, está acontecendo o Circuito Outubro Rosa, ação promovida pela Federação que contará com 16 eventos esportivos realizados por organizações da Rede FEMAMA no Sul, Sudeste e Nordeste do país. O calendário com as informações dos eventos está disponível na página de Outubro Rosa no site da FEMAMA e nas redes sociais da Federação.
URBIA: Saúde em equilíbrio com a natureza
O Parque Horto Florestal realizará, no último sábado do mês, 25 de outubro, mais uma edição da Caminhada Noturna, desta vez em uma versão especial para mulheres, que celebra o Outubro Rosa com atividades de bem-estar, contato com a natureza e autocuidado. A experiência oferece a oportunidade de vivenciar a transição do dia para a noite na exuberante Mata Atlântica, culminando no mirante natural da Pedra Grande.
A "Caminhada DELAS" conta com a parceria de Avatim, Vin TimTim, Sandra Ladwig, Tamis e Ana, do Trail Girls, e Giuliana Patrícia, terapeuta integrativa. O evento terá início às 15h30 no Museu Florestal Octávio Vecchi, ponto de recepção do grupo, com término previsto para às 21h.
Após a saída, as participantes seguirão pela trilha de asfalto em direção à Pedra Grande, onde serão recebidas com uma aula de Yoga conduzida pela professora Sandra Ladwig. Na sequência, haverá uma roda de conversa, ativações da Vin TimTim e sorteios. Quem desejar poderá fazer uma pausa no café localizado no mirante, aproveitando o espaço para o lanche, contemplação da paisagem e interação entre as participantes. Com o cair do sol, o grupo descerá pela trilha da mata com lanternas, encerrando a experiência com uma visita mediada ao Museu Florestal, acompanhada de ativação da Avatim.
Para participar, é recomendado o uso de roupas e calçados confortáveis, além de trazer lanterna de mão ou headlamp (não há iluminação na floresta), repelente e garrafa de água. A lotação é limitada a 80 participantes, com ingresso no valor de R$ 170, sem meia-entrada, destinado a mulheres maiores de 18 anos. As inscrições podem ser feitas pelo site.
Um passeio pela biodiversidade: A Caminhada Noturna é uma oportunidade para o visitante explorar um remanescente de Mata Atlântica, um dos biomas mais ricos do planeta, lar de espécies como o bugio, o tucano-de-bico-verde e o sagui-da-serra-escuro. A Cantareira, em São Paulo, é considerada a maior floresta urbana nativa do mundo, com cerca de 8.000 hectares de Mata Atlântica preservada. Monitores especializados da Urbia acompanharão os grupos, compartilhando informações e curiosidades sobre o ecossistema, tornando a experiência ainda mais educativa. Além disso, o Museu Florestal Octávio Vecchi, que fica próximo ao ponto de encontro da caminhada, possui um rico acervo sobre a biodiversidade brasileira e o uso sustentável dos recursos florestais.
Serviço:
Data: 25/10/2025
Horário: 15h30 às 21h
Local: Parque Horto Florestal – Museu Florestal Octávio Vecchi
Valor do ingresso: R$ 170
Público: exclusivo para mulheres maiores de 18 anos
Lotação: 80 participantes
Inscrições: site.
Rede Mater Dei de Saúde: Elas por Elas
A Rede Mater Dei de Saúde lançou a campanha "Elas por Elas" para o Outubro Rosa, com foco na solidariedade e no apoio entre as mulheres, ressaltando a força da comunidade feminina unida pela saúde e bem-estar. A campanha se desdobra em uma série de ações que incluem a criação de grupos de apoio para acolhimento de pacientes que passaram pelo tratamento contra o câncer de mama e eventos esportivos nas cidades nas quais são localizados os hospitais da rede.
Um dos pilares da campanha é a promoção da saúde através da atividade física. Em Belo Horizonte, serão realizadas uma aula de yoga para colaboradores e duas corridas/caminhadas abertas ao público, incluindo uma promovida pelo Botânico Shopping. Em Salvador, os participantes poderão praticar Canoa Havaiana no dia 19, e Goiânia contará com um evento de treino funcional no dia 26. Os detalhes dessas ações e novas atividades serão divulgados nas páginas das unidades de Mater Dei no Instagram.
A.C.Camargo Câncer Center: mutirão que salva
Durante o Outubro Rosa, o A.C.Camargo Cancer Center, referência nacional em tratamento oncológico, ensino e pesquisa, reforça a importância da conscientização sobre o câncer de mama, com ênfase no diagnóstico precoce como fator essencial para aumentar as chances de cura. Na instituição, as taxas de sobrevida das pacientes com câncer de mama podem chegar a 98,7%, resultado que reflete os avanços em diagnóstico, tratamento e acompanhamento multidisciplinar. Para estimular o cuidado e a prevenção, nos dias 14, 15 e 16 de outubro será realizado um mutirão para solicitação de mamografia destinado a colaboradoras elegíveis. As mamografias serão agendadas e realizadas na própria Instituição.
BB Seguros: A vida reflete seu autocuidado
No Outubro Rosa, a BB Seguros convida as mulheres a uma pausa de cuidado e reflexão com o lançamento de um filme institucional que transforma o sol em cor rosa. Criada pela Smiley Pepper Films, a produção utiliza Inteligência Artificial para iluminar o país com raios rosados e reforçar a importância da prevenção ao câncer de mama. A campanha, que traz o conceito "A vida reflete seu autocuidado", está sendo veiculada nas mídias sociais e canais digitais da marca. A ação se soma ao patrocínio da Carreta da Mamografia, iniciativa realizada pelo terceiro ano consecutivo em parceria com as ONGs Orientavida e Américas Amigas, que oferece exames gratuitos a mulheres em situação de vulnerabilidade social. Com essas iniciativas, a BB Seguros reforça seu compromisso com o cuidado, a saúde e a proteção das mulheres em todo o Brasil.
Espaçolaser: Parceria com rede Dasa reforça conscientização
A Espaçolaser aproveita o momento em que realiza sua tradicional campanha promocional do mês de outubro, para também incentivar o autocuidado e reforçar a conscientização sobre a importância da prevenção e detecção precoce do câncer de mama. Ao longo de todo o mês, em parceria com a rede Dasa, instalará totens interativos nas suas unidades dos shoppings Eldorado, Cidade São Paulo, Granja Viana e na loja da Vila Guilherme. Neles, os clientes podem retirar a "cartinha da desculpa", em referência às desculpas que as pessoas às vezes dão para não fazerem os exames preventivos, que podem detectar o câncer de mama e aumentar as chances de cura. No verso de cada cartinha, o consumidor encontra um QR Code convidando para a realização de exames, como a mamografia, e oferecendo desconto nas unidades Dasa parceiras (*). Além disso, clientes da rede Dasa terão direito a um voucher de experiência para 5 sessões de depilação a laser em áreas como axilas ou faixa de barba.
(*) Lista de unidades da rede Dasa que participam da ação: Unidade Eldorado, Delboni Rua Augusta, Delboni Granja Viana e Delboni Luiz Dumont Villares.
Ações da porta para dentro: Para conscientizar também os seus colaboradores, no início de outubro, a Espaçolaser promoveu a palestra "Um ato de amor próprio" com a convidada Vanessa Santos, que é enfermeira, pós-graduada em docência, saúde coletiva com foco em atenção primária e enfermagem estética, para abordar a importância do autocuidado. Além disso, para reforçar o compromisso com a atenção à saúde, no mês do Outubro Rosa, todas as colaboradoras que realizarem os exames de mamografia serão isentas de coparticipação. A empresa também realizará uma ação solidária incentivando os colaboradores a doarem lenços de cabeça, por meio da parceria com o Instituto Quimioterapia e Beleza, que serão distribuídos gratuitamente para mulheres em todo o país.