Página Inicial › Notícias › Saúde ←
Estima-se de 40% das mulheres acima dos 40 tenham mamas densas; introdução da tomossíntese têm revolucionado a detecção precoce nessas condições
A adoção da tomossíntese mamária nos protocolos clínicos tem transformado a detecção precoce de tumores em mamas densas, melhorando a precisão diagnóstica e permitindo identificar lesões em estágios iniciais.
Mamas densas têm mais tecido fibroglandular e menos gordura, o que dificulta a detecção por mamografia porque tecido e tumores apresentam densidade semelhante. Isso pode mascarar lesões e estar associado a um risco ligeiramente maior de câncer de mama. A condição é mais frequente em mulheres jovens, mas pode ocorrer em qualquer idade, especialmente em quem não teve filhos, não amamentou, está acima do peso ou faz terapia hormonal. Estima-se que cerca de 40% das mulheres acima de 40 anos tenham mamas densas.
O Outubro Rosa reúne ações globais de conscientização sobre o câncer de mama, com foco em informação e incentivo ao diagnóstico precoce. Quando detectado em estágios iniciais, o câncer de mama tem taxa de cura superior a 95%, por isso o rastreamento e o acesso a exames adequados são fundamentais.
Tomossíntese mamária — vantagens e indicações:
A tomossíntese não elimina totalmente a necessidade de outros exames. "Os exames adicionais ajudam a garantir que nenhum detalhe seja negligenciado e que o tratamento seja o mais eficaz possível", afirma a médica radiologista do Sabin Diagnóstico e Saúde Nara Fabiana Cunha. Ultrassom ou ressonância magnética podem ser necessários para avaliar nódulos, lesões complexas ou suspeita de extensão da doença. Esses exames garantem uma avaliação mais completa e orientam o tratamento.
Como fazer o autoexame da mama:
Importante: o autoexame deve ser feito todos os meses, mas não substitui o exame clínico feito por profissional de saúde. Mulheres que menstruam devem escolher um dia após o ciclo para fazê-lo. Mulheres na menopausa devem definir uma data fixa todo mês. Ao identificar qualquer alteração ou nódulo, procure um médico o quanto antes.
No espelho:
Palpação (em pé ou deitada):
O que observar e palpar:
"O autoexame não substitui os exames de imagem. Embora seja um gesto de autocuidado importante, ele detecta apenas alterações que já são palpáveis. Por isso, a mamografia anual segue como a principal aliada da detecção precoce
porque detecta sinais iniciais", conclui a dra. Nara.
Grupo Sabin | Com 41 anos de atuação, o Grupo Sabin é referência em saúde, destaque na gestão de pessoas e liderança feminina, dedicado às melhores práticas sustentáveis e atuante nas comunidades, o Grupo Sabin nasceu em Brasília (DF), fruto da coragem e determinação de duas empreendedoras, Janete Vaz e Sandra Soares Costa, em 1984. Hoje conta com 7.000 colaboradores unidos pelo propósito de inspirar pessoas a cuidar de pessoas. O grupo também está presente em 14 estados e no Distrito Federal oferecendo serviços de saúde com excelência, inovação e responsabilidade socioambiental às 78 cidades em que está presente com 358 unidades distribuídas de norte a sul do país.
O ecossistema de saúde do Grupo Sabin integra portfólio de negócios que contempla análises clínicas, diagnósticos por imagem, anatomia patológica, genômica, imunização e check-up executivo. Além disso, contempla também serviços de atenção primária contribuindo para a gestão de saúde de grupos populacionais por meio de programas e linhas de cuidados coordenados, pela Amparo Saúde e plataforma integradora de serviços de saúde - Rita Saúde - solução digital que conta com diversos parceiros como farmácias, médicos e outros profissionais, promovendo acesso à saúde com qualidade e eficiência.
Para conhecer mais sobre o Grupo Sabin, acesse o site da companhia. No LinkedIn da empresa também é possível conferir todas as novidades.